Ser referência nacional em qualquer área é um desafio. O caminho não é fácil, diariamente surgem barreiras a serem vencidas. Hoje, a Agiliza é destaque no ramo de assistência 24 horas, no Brasil, por conta de uma decisão tomada seis anos atrás. Decisão que partiu da fundadora e CEO da empresa, Isabelly Clarinda.
Isabelly é bacharel em Contabilidade e Finanças e começou sua carreira trabalhando em um banco. Exerceu a função de gestora de agência e relacionamento com carteira de associados. “Iniciei minha carreira junto ao Sicoob Pernambuco, me consolidando como profissional do sistema financeiro, atuando em diversas áreas e segmentos e especializando-me como gestora de serviços”, explica a CEO.
Como começou a Agiliza Assistência 24 horas
Foi neste primeiro emprego que Isabelly Clarinda tomou conhecimento sobre a importância do serviço de assistência 24 horas. Conversando com os clientes, ela percebeu que existia uma brecha – e também uma oportunidade – neste mercado.
“Atuando na região Nordeste com clientes de mercados que utilizavam os serviços de assistência 24h – e que sempre enfatizavam a inexistência de um fornecedor regional e que conseguisse entregar melhores níveis de serviços – identifiquei oportunidade de criar uma empresa de assistência que apresentasse um novo conceito” lembra a CEO.
Dessa forma, Isabelly enxergou a possibilidade de fundar uma empresa, mas com um diferencial. “Sendo expert em relacionamento e experiência do cliente, e sempre prezando pela qualidade do serviço que entregamos”, detalha a fundadora da Agiliza Assistência 24 horas.
A empresa idealizada por Isabelly saiu do papel e nasceu em 2018, quando as atividades começaram na cidade de Gravatá, no estado de Pernambuco.
A expansão da Agiliza
Com o passar do tempo, foi preciso ampliar o alcance de atuação. “A empresa surgiu com o objetivo de entregar uma solução para os clientes do Nordeste que utilizavam serviços emergenciais. O foco no cliente e o compromisso de entrega de uma nova experiência fez com que tivéssemos que expandir nossa área de atuação comercial para as demais regiões”, explica a fundadora da Agiliza.
Por isso, em 2023, foi implantada uma operação no estado de São Paulo. “Este foi o início de um novo marco na história da Agiliza: possuir duas unidades operacionais. Essas unidades garantem que ela seja uma empresa contingenciada e com alta disponibilidade na entrega de serviço. Além disso, propicia, principalmente, que consigamos criar uma proximidade física com nossos clientes e parceiros”, reforça Isabelly. Hoje, a Agiliza atua em todo o território nacional, garantindo a melhor assistência para todo tipo de empresa.
Desafios de estar à frente
O problema de abrir portas em uma área é que o caminho ainda precisa ser pavimentado. O pioneirismo na região Nordeste foi um dos desafios enfrentados pela CEO. “Até então, não existia mão de obra técnica qualificada disponível no mercado, tivemos que formar nossa equipe”, detalha. Hoje, já com equipe consolidada, a Agiliza tem entre seus princípios um atendimento empático e personalizado e a premissa do “sorriso na voz”, que garante o acolhimento que os clientes precisam e merecem.
Depois de consolidada a equipe no Nordeste, mais à frente, no momento de expandir e ultrapassar divisas, também foi necessária uma adaptação. “E o mais desafiador foi o processo de expansão, a vinda para São Paulo, uma mudança pessoal e profissional. Termos que apresentar a empresa genuinamente nordestina para um novo mercado e região”, lembra a CEO da Agiliza.
A proposta de inovar em uma área que, a princípio parece não ser tão complexa como de fato é, trouxe mais desafios. “Um projeto disruptivo para entregar uma nova experiência para o nosso cliente, que para a maioria das pessoas é algo tão simples que precisa ser entregue e funcionar. É o simples fato de precisar de um serviço emergencial, contatar uma central de atendimento e acionar um prestador, mas que esconde uma complexidade gigante de envolvimento de pessoas, processos e tecnologia”, explica Isabelly.
Uma mulher líder
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Vila Nova Partners, apenas 5% dos CEOs no Brasil são mulheres. O estudo analisou documentos de 82 empresas de capital aberto no país e traçou um perfil sobre os ocupantes deste cargo no país.
Ser mulher e ocupar este cargo de liderança é uma das questões que Isabelly destaca ao falar sobre os desafios que enfrentou e enfrenta. “Outro ponto que vale ressaltar é uma figura feminina e jovem à frente de uma empresa inserida em um mercado automotivo extremamente masculino e conservador”, explica.
Diferenciais da Agiliza
Depois de passar por tantas etapas – abrir as porta para uma área no nordeste, ampliar a atuação chegando à região sudeste, em São Paulo, para entregar o melhor serviço aos clientes, enfrentar as barreiras de um mercado conservador e majoritariamente masculino – Isabelly observa a Agiliza hoje e destaca o que considera ter sido um dos principais responsáveis por tornar o negócio bem sucedido e de destaque no país.
“O grande diferencial da Agiliza foi a capacidade de personalização dos atendimentos de acordo com as particularidades de cada segmento em que atuamos. Tratando cada implantação como projeto a ser iniciado junto ao nosso cliente”, explica.
E são vários segmentos. Hoje, a empresa atua em serviços para locadoras, trabalhando de forma ágil e com qualidade; atende também frotistas, fazendo questão de entregar um serviço de assistência 24 horas que garante o não comprometimento dos serviços da frota; presta atendimento também para seguradoras, garantindo a tranquilidade e comodidade aos clientes deste tipo de empresa; atua no mercado de empresas de rastreamento, permitindo que esses negócios aumentem o faturamento ao oferecer o rastreamento 24 horas como diferencial; além de atender também empresas que buscam monitoramento 24 horas de veículos, no ramo de segurança e controle de frota.
Em seis anos, Isabelly tornou real o que estava no papel e, depois, ampliou a área de atuação e os serviços. A meta é sempre continuar revolucionando a Agiliza, enquanto revoluciona também os negócios de seus clientes.