O mercado de aluguel de carros em Minas Gerais está vivenciando uma fase de expansão significativa. Com a projeção da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), espera-se que a frota para aluguel alcance um número recorde de 1,56 milhão de veículos até o final deste ano, incluindo automóveis e comerciais leves. Esta expansão segue o ritmo acelerado do setor em todo o Brasil.

Impulsionadas pelo mercado de commodities, siderurgia e pelo turismo de negócios e lazer, as locadoras de Minas Gerais estão contribuindo significativamente para as vendas das montadoras. No terceiro trimestre, as locadoras representaram 27,85% das compras totais de automóveis no país, um aumento notável em comparação com a média histórica de 20%.

Luciano Miranda, presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (Sindloc-MG) e diretor regional da Abla em Minas Gerais, destaca a importância do Estado no cenário nacional, citando a presença da maior locadora do país, Localiza, em solo mineiro.

O setor também está se beneficiando da tendência de terceirização de frotas por grandes empresas, além de atender a uma demanda crescente de motoristas de aplicativos de transporte. A empresa de Miranda, o Grupo Emtel, por exemplo, gera 3% de seu faturamento a partir deste segmento.

Contudo, o setor enfrenta desafios, principalmente relacionados ao cenário econômico externo e às incertezas na condução da economia pelo governo federal. Apesar dessas preocupações, Miranda mantém uma perspectiva otimista para o futuro do setor.

Um ponto de atenção para as locadoras é a reforma tributária em andamento. O Sindloc-MG está acompanhando de perto as discussões para entender o impacto potencial sobre o setor, que teme uma possível maior oneração tributária.

O crescimento do setor de aluguel de carros em Minas Gerais, embora desafiador, reflete um mercado dinâmico e em expansão, pronto para enfrentar os desafios futuros.

Fonte: Diário do Comércio.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?